RSS Feed
RSS Feed
Oct 29

ÚLTIMO Workshop Intensivo em Análise Qualitativa de Dados com ATLAS.ti de 2012

Posted Monday, October 29, 2012 on Antropologia do Consumo, Uncategorized, cursos

Com mais de 20 anos de liderança na Análise de Dados Qualitativos Assistida por Computador, o #ATLAS.ti é a melhor opção para análise de grandes quantidades de dados qualitativos de distintos formatos (texto, imagem, áudio, vídeo e georeferência).

A Tree faz parte do ATLAS.ti Training Center e é única entidade capacitadora no Brasil.

O último workshop em #ATLAS.ti de 2012 acontece nos dias 09 e 10/11, no ATLAS.ti Training Center São Paulo.

  • Horário: das 09h00 às 13h00
  • Local: Rua Juranda, 197 - Vila Madalena, São Paulo.

Link para inscrição online: http://www.atlasti.com/seminars.html

Vagas são limitadas!

Share/Save/Bookmark

Oct 6

Netnografia: uma visão antropológica do comportamento do consumidor nas Mídias Sociais

Posted Thursday, October 6, 2011 on Antropologia do Consumo

#TreeBranding fala sobre #Netnografia para o Meio e Mensagem/ProXXima. Confira a matéria:

Share/Save/Bookmark

Apr 28

Consumer Insight Lab: transformando conhecimento em estratégia

Posted Thursday, April 28, 2011 on Antropologia do Consumo, Consumer Insight Lab

Conheça as áreas de atuação do Laboratório interdisciplinar e multicultural da Tree Branding, que desenvolve pesquisas sobre o comportamento do consumidor Latino Americano.

Um verdadeiro think tank de produção de conhecimento e inovação a partir de conceitos e técnicas oriundas da Antropologia, Semiótica, Opinion Mining e Teoria de Redes.

Transformando Conhecimento em Estratégia

Transformando Conhecimento em Estratégia

Siga nos no Twitter e Facebook: 

Share/Save/Bookmark

Sep 29

Trendtrackers: Rede Global de pesquisadores de TENDÊNCIAS

Posted Tuesday, September 29, 2009 on Antropologia do Consumo, Consumer Insight Lab

Com o processo de globalização de informações e os diferentes significados e usos que comportamentos e correntes de estilo assumem mundo afora, o mercado necessita cada vez mais de um acompanhamento adequado destas dinâmicas para desenvolver produtos, Marcas, tomar decisões e criar estratégias.

Não basta tomar conhecimento de uma tendência emergente, mas saber como ela se propaga no entrançado sócio-cultural e as formas de assimilação que adota em diferentes regiões.

Neste contexto, a criação de uma rede de informantes qualificados, isto é preparados e treinados segundo uma metodologia adequada à função de observadores em profundidade é a forma mais eficaz de “rastrear” essas correntes de comportamentos e tendências dando conta de abranger todas as suas dimensões.

Esse mapeamento em profundidade é o diferencial do Trendtrackers Global Net, uma rede de pesquisadores de tendências munidos de metodologia adequada e olhar treinado a rastrear o movimento e as dimensões das tendências emergentes.

Todas as informações obtidas pelo trabalho dos Trendtrackers são interpretadas e analisadas pelos cientistas e especialistas do Consumer Insight Lab da Tree Branding - um laboratório interdisciplinar de estudos de consumo e tendências que integra antropólogos, sociólogos, publicitários, semioticistas, psicólogos, entre outros - provendo o mercado com informações de ponta, de conteúdo denso e objetivo orientado para a inovação.

VISITE O SITE DA TREE BRANDING!!

Share/Save/Bookmark

Aug 31

Tree Branding cria laboratório interdisciplinar para estudos sobre o consumo e tendências.

Posted Monday, August 31, 2009 on Antropologia do Consumo, Consumer Insight Lab

Laboratório aposta em inovadores conceitos científicos voltados ao estudo e pesquisas sobre comportamento do consumidor e tendências de consumo

A permanente sucessão de tendências orienta o universo da produção e consumo de bens, tanto em nível macro (tendências mais longas e que perpassam diversas dimensões culturais e de negócios) quanto em nível micro (tendências mais curtas, que abrangem segmentos mais específicos de grupos e consumidores), determinando tanto a demanda por produção de bens, quanto os diferentes padrões e expectativas de consumo.

Nesta vertente, a Tree Branding, a primeira empresa de consultoria que integra organicamente Gestão estratégica de Marcas e Desenvolvimento Organizacional, lança sua nova área: o Consumer Insight Lab (CIL) - laboratório interdisciplinar de estudos e pesquisas aprofundados sobre comportamento do consumidor e tendências de consumo, funcionando como um verdadeiro think tank de produção de conhecimento e inovação.

Da Antropologia do Consumo ao estudo de Macro e Micro Tendências de mercado, passando pela Análise de Redes Sociais, à Macro Economia, Semiótica, Text Mining & Opinion Mining, Ciências Cognitivas e da Complexidade até a análise da Cultura Material e da Cultura Digital, o CIL promove o mais eficiente padrão de investigação e análise do universo do consumo com ferramentas científicas, adequadas ao timing, recursos financeiros e necessidades do mercado.

Um dos diferenciais do CIL é o trabalho de Insight Supporting, que visa converter os dados obtidos em pesquisa em insights e conceitos mais facilmente assimiláveis e adequados ao desenvolvimento de estratégias, idéias e ações, geradas pelos departamentos de marketing, criação, vendas, design, agências de publicidade e gestão de negócios. Todas as pesquisas contam com um planejamento customizado dos projetos e se focam em seis áreas distintas: Pesquisa de Tendências, Diagnóstico do Consumidor, Pesquisa Ad Hoc, Antropologia do Consumo e Antropologia do Design e Co-Branding/Fashion Corporate.

É interessante ressaltar que a metodologia de pesquisa de tendências de mercado e consumo desenvolvida pelos cientistas/profissionais do CONSUMER INSIGHT LAB, mobiliza informantes no mundo todo que atuam como observadores participantes, os chamados Trend Trackers, cujo objetivo principal é compartilhar suas impressões sobre - what´s next – tendências futuras e emergentes nas mais diferentes localidades.

Em toda a sua abrangência, os estudos realizados pelo CIL ajudam a solucionar um problema recorrente no mercado ­­– a padronização de procedimentos de pesquisa que muitas vezes inviabiliza o trabalho junto às necessidades reais do cliente. q4g3awup7k

Visite a página do CONSUMER INSIGHT LAB!!

Share/Save/Bookmark

Jun 23

Etnografia do PDV: um olhar antropológico do ponto de venda

Posted Tuesday, June 23, 2009 on Antropologia do Consumo

Diante uma tendência de proliferação dos canais virtuais de venda, o consumidor brasileiro continua fiel ao Ponto de Venda (PDV), local onde, segundo diversas pesquisas, aproximadamente 85% das compras são decididas, se estabelecendo um forte vínculo emocional com a marca.

Se adicionarmos as recentes mudanças no comportamento do consumidor - que o tornam mais exigente e cauteloso - perceberemos a importância de abordar antropologicamente o PDV, visando compreender a dinâmica de consumo neste ambiente, tornando-o mais atrativo, adequado às mudanças e mantendo a essência da marca que lhe dá sentido.

Com este intuito, desenvolvemos a Etnografia do PDV®, um serviço focado na análise antropológica do ponto de venda, cujo objetivo é diagnosticá-lo e aprimorá-lo com base em três dimensões: 1) temporal: como transcorre o tempo dentro do PDV, 2) espacial: como se localizam os elementos e se locomovem os atores dentro do PDV e 3) relacional: como interagem todos os elementos e atores entre si.

A Etnografia refere ao trabalho de campo desenvolvido pelos antropólogos para o estudo de manifestações culturais como o consumo e se baseia em técnicas como observação direta, participante e entrevista em profundidade, que visam captar o “ponto de vista do nativo”.

Em contrapartida às abordagens tradicionais de pesquisa quantitativa (como o Market Survey) e qualitativa (como o Focus Group), a Etnografia do PDV® propõe uma abordagem sistêmica e profunda deste ambiente natural chave para o varejo, no qual o comportamento real e o “ponto de vista do consumidor” emergem naturalmente.

Conduzido por uma equipe de especialistas em antropologia do consumo, branding, design e comunicação orientada ao varejo, os resultados desta análise oferecem poderosos insights sobre:

· Percepção da Marca.

· Satisfação do Cliente.

· Mapas cognitivos sobre motivação e tomada de decisão do cliente.

· Avaliação e aprimoramento do atendimento.

· Alinhamentos para layout e visual merchandising.

· Alinhamentos para campanhas de marketing e comunicação no PDV.

VISITE O SITE DA TREE BRANDING!!!

Share/Save/Bookmark