RSS Feed
RSS Feed
Dec 27

Tendências de Consumo 2012

Posted Tuesday, December 27, 2011 on Uncategorized

  • Matéria na Meio e Mensagem - especial Tendências de Consumo 2012

  • Comentários Tree sobre Tendências de Consumo 2012

Comportamentos que vão influenciar o consumo nos próximos anos:

Europa: Por uma questão histórica, intensificada pelas conseqüências da última crise econômica, o consumidor europeu está em busca da Simplicidade como estilo de vida.

Não somente na Europa, mas também nos Estados Unidos, uma porção crescente da população conhecidos como “Cultural Creatives”*, além de consumir produtos ecos, possuem um Lifestyle que preza a saúde integral e a sustentabilidade em diversas esferas de consumo, que tendem a crescer nos próximos anos tais como: saúde/fitness (yoga, pilates, etc), desenvolvimento pessoal, amor pela natureza, justiça social e vida sustentável.

America Latina/ Brasil:

No que tange a América Latina e, falando especificamente sobre o Brasil, com a ascensão da Classe C emergente, representando uma massa populacional ávida por consumo, o comportamento se diferencia do acima citado.

O consumidor brasileiro está se comportando diferente aos outros países fundamentalmente porque esta saldando a sua dívida social com as classes que, até pouco, estavam praticamente fora do mercado de consumo formal.

As diferenças são principalmente uma dominância do poder do consumo da nova classe média brasileira, que determina o foco do mercado nos produtos massivos.

O consumo em saúde e educação, principais dívidas históricas, também continuarão a aumentar. Todavia, a consciência ambiental demorará em ser característica deste público e se solidificará na velha classe média (hoje quase esquecida e desejosa de diferenciação da nova classe média).

O modelo desenvolvimentista do atual governo e a entrada massiva de novos consumidores intensificará todos os itens de consumo, especialmente eletrodomésticos e eletromecânicos, facilitados pelo acesso ao crédito.

Perante a falta de educação financeira, esta nova classe média continuará endividando-se nos próximos anos, o que aumentará a solicitação de serviços de cobrança e educação financeira, amadurecendo o comportamento do consumidor nas suas decisões de compra.

Nas próximas décadas, a pirâmide etária brasileira modificará sua forma, reduzindo a base e aumentando o seu nível médio e alto. Com isso, podemos aferir que uma grande tendência indica o incremento de oportunidades de negócio voltados ao consumidor com mais de 60 anos, aumento da demanda por produtos e serviços orientados à promoção da saúde, à qualidade de vida, estética, rejuvenescimento e lazer.

America Latina/Argentina:

Ao contrário do Brasil, a classe média na Argentina teve uma identificação histórica mais abrangente, pois apenas as pessoas que realmente são muitos pobres reconhecem que não pertencem a ela.

Todavia, os efeitos da última ditadura e governos neoliberais, está extensa classe média vem sendo sistematicamente afetada nos seus hábitos de consumo.

Desta maneira, durante os primeiros anos do governo Kirchner, observou-se uma recuperação do poder do consumo da crise 2001 e 2003, mas tem se percebido uma mudança gradual nos padrões de consumo.

Hoje, a classe media argentina adota gostos mais cosmopolitas, ampliando as opções de consumo cultural e intensificando o hedonismo individual na procura da boa vida, independentemente dos altos e baixos das crises que golpeiam o país.

* Termo cunhado pelo sociólogo Paul H. Ray

Ferramentas usadas pela Tree para detectar tendências:

A internet está revolucionando a maneira como se pesquisam tendências. A inteligência coletiva e a cocriação de conceitos disponíveis nas Mídias Sociais possibilita capturar e filtrar, em tempo real, tendências de consumo.

Isto é feito através da aplicação de técnicas de web mining (mineração de dados na web) e da análise de redes sociais, que coleta e visualiza as redes de palavras, imagens e vídeos compartilhadas nas Mídias Sociais.

Esta abordagem está sendo aplicada de maneira pioneira pela Tree Branding e se diferencia do simples monitoramento, por formar parte da Nova Ciência das Redes.

Did you like this? If so, please bookmark it,
tell a friend
about it, and subscribe to the blog RSS feed.

Share/Save/Bookmark

Leave a Comment